top of page

História da CELC

Em meados de 1973 foram recebidos os primeiros avisos espirituais para o início das tarefas mediúnicas.

No ano de 1974, foram feitas várias reuniões espirituais de preparação numa sala alugada no bairro da Penha no Rio de Janeiro - RJ e ao final deste ano, já estávamos cientes da composição da “Cúpula Espiritual da CELC”, nome dado pelos Fundadores Espirituais.

 

Numa tarde de domingo do ano de 1975, por convocação prévia da Cúpula Espiritual, o grupo fundador e familiares íntimos se reuniram e foram notificados da deliberação Espiritual Superior de que deveriam fundar materialmente a Casa Espiritualista Luz do Caminho somente no Planalto Central de Goiás e teriam um ano para a preparação da mudança.

 

Em 30 de Setembro de 1975, houve uma reunião à noite para prestar uma singela reverência ao Espírito de São Jerônimo. Neste dia, inesperadamente, deu sua presença incorporada no médium Josué.•. o Patrono e Guieiro Espiritual Ismael, que deixou sua primeira mensagem para que fosse desfraldada a bandeira da Casa Espiritualista Luz do Caminho  com  trabalho e concórdia no Planalto Central de Goiás, confirmando assim a deliberação que havia sido recebida.

 

Em Janeiro de 1976 ocorreu a chegada da CELC em Taguatinga – DF onde foram dados os primeiros passos em busca da sede própria, contudo, iniciou-se as atividades espirituais provisoriamente na QNE 23, permanecendo ali por 4 meses.

 

Em 1977 os filhos mais velhos que haviam ficado no Rio de janeiro juntaram-se à família, na nova residência em Brazlândia.

 

Finalmente, em 04 de dezembro de 1977, dia da Mártir Cristã Bárbara, foi inaugurada a CELC, em uma modesta sede de 40m² neste Jardim Flamboyant, por iniciativa e apoio dos amigos senhores Idalmo e Machado.  Todos os familiares foram participantes da construção do nosso pequeno prédio.

 

A Casa Espiritualista Luz do Caminho – Instituição Filantrópica sem fins lucrativos, está registrada na Cartório do 2ºOfício de Notas de Luziânia desde o ano de 1979  e  é  reconhecida como Instituição de “Utilidade Pública” pelo município de Luziânia – GO.

 

O nosso sincero agradecimento à Jesus, à Ismael, ao nosso Ven.•. Quatro-Luas.•. e também à todos os nossos Espíritos e Instrutores amigos pela oportunidade a nós concedida, que nos permitiu fundar esta Obra Social e Espiritual aqui neste Jardim Flamboyant, deixando para nós, Obreiros Celqueanos, a responsabilidade de realizar os trabalhos espirituais e sociais, mantendo sempre a bandeira da CELC tremulando neste Planalto Central, de portas abertas a todos aqueles que indistintamente, aqui chegarem.

 

A nossa Casa é regulamentada e caminha sob os sábios preceitos contidos na BÍBLIA SAGRADA e também sob os sábios ensinamentos deixados pelo Codificador  do   Espiritismo - ALLAN KARDEC.

 

A UMBANDA CRISTÃ que praticamos segue os ensinamentos contidos no Livro “EVANGELHO DE UMBANDA” de Yokâanam.•. da F.•.E.•.E.•.U.•. .

 

A Casa Espiritualista Luz do Caminho precisa e necessita de trabalhadores leais  e  fiéis ao seu Programa Espiritual e Social de SERVIR abnegadamente, sem qualquer  interesse   ou   preocupação  de recompensa.

 

Os irmãos Iniciados estarão sempre orando por todos os candidatos a obreiros médiuns para que possam decidir-se pelo caminho redentor da caridade e da fraternidade e, quiçá, como  novos Obreiros da Instituição, integrando ao grande  Exército do Cristo nos céus do Brasil.

"Trabalho e Concórdia a todo Custo."

Anjo Ismael

bottom of page